domingo, 20 de abril de 2008

PREVENÇÃO E TRATAMENTO

PREVENÇÃO E TRATAMENTO

Visão Geral

Alimentação

• O segredo da boa alimentação consiste em adequar as preferências individuais com a quantidade e qualidade do alimentos que farão parte da nossa dieta habitual.

Atividade física

• A prática regular de atividade física é fundamental na adoção de hábitos de vida mais saudáveis. Além dos benefícios já conhecidos, tais como prevenção de doenças cardíacas, prevenção de osteoporose, redução do colesterol, redução da hipertensão, combate à obesidade e tantos outros, o exercício físico tem um efeito ainda mais importante: o indivíduo capaz de incorporar a atividade física aos seus hábitos de maneira definitiva, encontra uma nova fórmula de vida.

• Manter-se ativo promove uma mudança radical no corpo. O organismo solicita hábitos saudáveis. Os alimentos gordurosos começam a se tornar indesejados, as refeições exageradamente calóricas são rejeitadas, a auto-estima aumenta com a melhora na estética corporal, a resistência física é aumentada e a produtividade e capacidade de trabalho são favorecidas.


Consultas e Exames

• Para as pessoas com diabetes é fundamental a realização de diversos exames. Alguns, dependendo do caso, devem ser feitos diariamente. Outros podem ser solicitados mensalmente.

• São imprescindíveis para verificar se o tratamento está sendo conduzido de forma correta ou não. E, também, para verificar se os medicamentos estão surtindo efeitos satisfatórios.

• Os exames regulares podem também detectar, precocemente, alguma complicação, que poderia ser tratada a tempo

TIPOS DE EXAMES

* urianálise, que mostra a presença de glicose e corpos cetônicos na urina
* teste de tolerância à glicose
* glicose no sangue em jejum
* nível de
hemoglobina glicosilada (hemoglobina A1C)

Nenhum comentário: